Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

What is Imateria?


Escrito por Vagner Abreu

Esse texto será Postado futuramente no Blog "Alucinóginos".

Uma referência sem vergonha e escancarada ao escritor, roteirista e “Mago” (seja lá o que você entenda por isso) inglês, Alan Moore, e sua mais recente obra de Graphic Novel (isso ai mesmo que você leu “quadrinho” – “HQ”, mas não “Gibi”, por favor) Promethea.

Em Promethea vemos uma consagrada obra que mistura com tremenda maestria: Simbolismo, Misticismo, Filosofia e o “velho jeito Moore”. Aqui, além do mundo material, que temos como uma terra futurística (apesar do autor situar a história em anos recentes – aparentemente criando uma nova Distopia) e um mundo imaterial e sobrenatural que se esconde “do outro lado”.

Este mundo Imaterial chama-se, segundo a história, “Imatéria” (Sério? Nem imaginei... risos), e, conforme a obra nos trás, é um mundo onde os pensamentos humanos tomam Forma, um mundo caótico e ao mesmo tempo ordenado, onde os princípios do Hermetismo sobre o comportamento da Forma-Pensamento nos são apresentados. É possível ver em Imatéria esfinges, pegasus, deuses mitológicos, pessoas falecidas (bem como Caron, o Barqueiro), as famosas Prometheas (as heroínas desta Obra) e pensamentos e vontades manifestadas...



Agora saído um pouco de Imatéria (Essa frase está aqui apenas para que eu brinque com o texto, risos), pois não é a História em questão que será tratada aqui, nem somente as obras do Mago Moore. O que nos importa é entender o porquê da escolha deste nome para o Blog, é sabermos o que Imatéria significa.






Conforme a HQ nos trás, Imatéria é um plano que existe junto ao nosso, porém em uma Freqüência diferente, como  a TV ou o rádio que exibem todos os canais e todas as emissoras de rádio ao mesmo tempo, você é quem escolhe com qual deseja estar sintonizado.O Plano do Pensamento é um mundo real e de baixa freqüência que existe e que sofre uma alteração a cada novo pensamento nosso.

Essa coluna pretende ser exatamente isso, um plano onde os pensamentos do maluco que vos escreve estão expostos, como minhas idéias Manifestadas. Sinto muito se trouxe um assunto relativamente Hermético, não desejo de modo algum impor minhas crenças e vontades sobre qualquer leitor desavisado. Meu objetivo é, e sempre foi, trabalhar com as palavras (talvez me tornar um escritor de ficção como o titiu Moore ou Neil Gaiman), manipular os símbolos que elas representam para formar uma obra; isso meus amigos, é o que chamamos nas Artes Herméticas de... Magia.


Sobre os Textos Expostos em Imatéria


Bem, depois de muita enrolação, chaga o momento de expor aos amigos e amigas meus planos de dominação mundial (ou os objetivos dese Blog).

Serão colocados aqui textos (repetindo, de MINHA responsabilidade) sobre a arte de escrever, sobre literaturas diversas (em todas as áreas) e sobre as ferramentas que uso para encontrar a Inspiração (ALEPH), ou seja, quadrinhos com temas adultos e os jogos de RPG como ferramenta de criar Histórias e Narrativas empolgantes ou como armas contra os bloqueios criativos dos autores - retirando do jogo a visão de jogo de somar “bônus” e matar-pilhar-destruir-evoluir-para- matar-pilhar-destruir-novamente que erroneamente possui para alguns.

Teremos aqui algumas traduções minhas, teremos resenhas de livros, dicas de literatura, dicas de criação de histórias e personagens de RPG etc. De modo que esta coluna não se voltará para um Sistema de jogo em específico e nem tem por objetivo promover sistema algum ou discutir regras de jogo ( a menos se eu estiver com algum Bloquei Criativo). Para isso existem Blogs e Sites específicos de RPG.

O outro tema exposto aqui, como à inteligência de vocês pode ter notado será OCULTISMO, as ditas ciências herméticas, e muitos meios de se conhecer a si mesmo e seu papel no Universo. Volto a repetir que serei responsável pelo que eu escrever e que não quero “evangelizar” ninguém sobre o meu ponto de vista, respeito à opinião de todas as pessoas que postarem Comentários, porém, advirto que não serão tolerados (ou aceitos) comentários que usem das palavras para expressar obscenidades a mim e aos demais colaboradores e leitores do Alucinógenos ou Imatéria. Somos adultos o suficiente para sabermos que as pessoas não possuem os mesmos pontos de vistas e ideais e se você é infantilóide o suficiente para achar que sabe de tudo e está sempre com a razão, peço encarecidamente que se afaste do blog ou não deixe comentários desrespeitosos.

O que vocês poderão vir a ver nesse Blog é um escritor se desenvolvendo... ou não.

Cumprir sua vontade, você deve...”

Para encerrar esse post que já deve estar cansando vocês, quero afirmar que cada símbolo que pus nesse texto (acho que por aqui se usa o termo “Palavras”) me deixou Realmente feliz. É sempre uma satisfação para mim, escrever  e expressar minhas idéias. Creio que é isso que os Herméticos antigos chamavam de “A Grande Obra”.

Segundo eles, cada pessoa tem em seu âmago um sonho a ser realizado (ou missão a ser cumprida) nessa vida (alguns querem ser músicos, outros escritores, donos de bar...) e temos em nossos Talentos as ferramentas para construir esse Sonho. Porém, no mundo em que vivemos, para fazer um sonho tornar-se real é preciso muita Coragem. Porque você terá que lutar todo dia, deverá armar-se com a determinação que somente um amante possui e deverá ter o fôlego que somente um nadador olípico tem e que no final deverá obedecer a um Chamado que será decisivo em sua vida.

Somos criados para acreditarmos que nossas vidas dependem de sucesso profissional e material, que devemos trabalhar em uma boa empresa, estudar numa faculdade de renome, ter um canudo de um curso que lhe renderá um ótimo salário. E nossos lideres, que deveriam ser um modelo espiritual de nossas vontades, estão bem em nos enquadrarem nesse sistema.

Infelizmente, para maioria da população da Matrix, está ótimo assim, seguir essa vida confortável de trabalhar em boa empresa, receber informações filtradas pelos outros, achar que só existe verdade no Jornal Nacional, querer sempre saber como será o próximo capitulo da novela. O ponto que quero chegar querido irmão e irmã é que você (VOCÊ) pode e deve trabalhar em qualquer emprego, mas junto a isso deve procurar desenvolver os seus dons latentes, dons estes que lhe foram enviados pela sua Verdadeira Vontade. Se precisas trabalhar para sustentar tua família (como é o meu caso) o faça, mas não esqueças que só se sentira satisfeito de verdade quando você perguntar para seu Eu Interior se está cumprindo com sua Obra, e ele responder sem falhas que SIM Você está.

Não precisamos seguir a nenhuma filosofia diferente daquela que nosso coração nos trás. Não precisamos ser infelizes em nossas ocupações, “colocaremos nossos sonhos no céu e construiremos nossas escadas até eles” (Dalai Lama, eu sigo ele no Twiiter, o cara é muito foda). E se, em algum momento de sua vida, você se achar, de alguma forma, mesquinho ou egoísta por estar apenas seguindo o SEU sonho pense para si mesmo que esse é o desejo de TODO o Universo. Você deve cumprir com o teu dever e conhecer a vontade de trabalho do teu EU interior (e não a do teu Patrão!) e que se ajudando, se auto realizando, você estará ajudando ao Universo como um todo. O Amor é a Lei, mas o amor sob Vontade.

Seja bem vindo ao mundo onde idéias, sonhos e pensamentos são REAIS...
Welcome to Imatéria.

Twiiter: @vagnerdabreu

 

Um comentário: