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quinta-feira, 22 de março de 2012

Outra Lei de Gaiman… O Fim de uma Boa história

Se você segue o modo de história não linear, talvez nem precise lhe passar pela cabeça que terá que encerrar sua Campanha um dia. Isso é bastante comum, uma vez que cada nova história é apenas uma nova história, você não terá que chegar ao final de tudo e definir quem matou quem. Você apenas pode decidir que os personagens já chegaram num nível de poder necessário, que não possui mais histórias para contar e decide que “já Chega” é hora de encerrar.
Pelo simples fato de as Histórias Mistas e as Lineares não manifestarem tal facilidade, essas histórias necessitam de um pouco mais de atenção para seu encerramento.
Não estou defendendo nenhum dos modos de contar histórias, apesar de achar o modo misto mais atraente. Isso deve vir de cada um, cada mestre.
Mas, se você usa o método Misto ou o Linear, bem sabe que chegara o dia que sua história terá um final. Assim como afirmei no começo destas séries de posts… “Todas as boas histórias têm um final” (triste ou alegre).


Porque encerrar?
Pensem bem, quando criamos um personagem, damos não só habilidades a ele, damos planos, objetivos e sonhos ao coitado. Qual seria a graça se seu personagem que sonha em libertar o irmão de uma prisão federal, nunca o fizesse? Para que você, mestre, conta as suas historias se não é para que os personagens fiquem mais fortes? E se eles ficam mais fortes, é para sempre encarar um desafio maior, até chegarem o dia em que poderão botar a cabeça no travesseiro e descansar; porque já superam todos os desafios que se pode imaginar e com isso cumpriram seus sonhos, objetivos… Seus Darmas. Eles cumpriram com sua função no todo cósmico da história, e isso só é notado, quando a história chega ao final.
Apesar de parecer bem filosófica essa visão, todos os BONS personagens que as diversas mídias nos apresentam possuem um “Propósito”, ou um “Busca” (busca por vingança contra o crime, busca por justiça, busca por aceitação, busca pelo seu “Eu” interior, etc). E se do ponto de vista com que ele é apresentado a nós ele tem uma Busca ou um Propósito a cumprir, isso é sinal de que ELE TEM QUE CUMPRIR ESSE PROPÓSITO OU ESSA BUSCA. Caso contrário isso não seria uma meta ou um sonho… Seria apenas um conceito estabelecido ao personagem e que o publico verá que jamais é alcançado… O que, de certa forma, não é inspirador.
Seria muito frustrante se após longas e longas noites de jogo com um mesmo personagem, invadindo tudo quanto que é tipo de lugar inóspito, enfrentando toda e qualquer criatura que ousar aparecer no seu caminho, até chegar o ponto em que a história simplesmente termina. Termina e pronto! Sem nenhuma chance de vermos um herói conquistando sua amada, sem nenhum guerreiro virando rei, sem o parente querido encontrado… Sem uma cena final que narra o fim de tudo, que insere os leitores e os players num clima de “essa história vai deixar saudades”.
Mesmo que você goste do gênero do herói que nunca descansa e está sempre pronto a atender as pessoas. Sempre a espera que cidadãos sejam alvos dos vilões para agir. Mesmo que vice prefira o tipo de vigilante insone, deve chegar o momento na história em que o vilão é derrotado de vez, ou o mal do vilão é inutilizado pelas boas ações do Herói e ele passa a ter o que buscou toda a vida… Nem que seja por uma semana só, apenas para encerrar uma boa história dizendo “Muito bem… agora você finalmente, após 50 anos de caçada, você destruiu o grande deus dos Orc… mas todos sabem que mesmo com 500 anos, seu elfo jamais descansou desse modo, ele entrou para as páginas mitológicas como um herói que amava a aventura e que pelo motivo de nunca deixar de se aventurar… desapareceu.”
Infelizmente, são comuns (e perfeitamente Normal) algumas campanhas de RPG simplesmente terminarem sem um fim. Sem que todos os enigmas tenham sidos desvendados, sem que todos os ganchos da trama principal e das secundárias tenham sido encerrados e sem que o vilão final cósmico tenha sido finalmente derrotado.
Por que isso ocorre?
Muitas coisas podem ocasionar o final de uma Campanha em médio prazo. O mais comum é Falta de Interesse. Tanto por parte dos jogadores quanto por parte do Mestre é comum chegar àquela vontade de largar tudo do jeito que está, de estar perdido e não ter como encerrar a trama da história, de querer dar um tempo ao RPG, de querer mudar para outro tipo de jogo ou sistema de jogo.
Tudo isso é BASTANTE comum e acontece com nós mestres o tempo todo. O mais importante para resolver isso, enquanto mestre, é se colocar no lugar de seu publico e dar-lhes o melhor final que sua criatividade sugere ou pedir um tempo, para poder terminar a campanha num outro dia/mês/ano. Peça para outroplayer assumir ao cargo de mestre por um tempo e jogue um pouco. Só para ver como é estar do outro lado… Procure nesse tempo reler as suas antigas anotações de campanha (por isso que é importante anotar-se os acontecimentos mais importantes da história) para poder dar um final que demorou a chegar, mas, é convincente.
Não a nada pior que uma campanha de longos anos que se encerrou sem chegar ao ponto prometido por falta de entusiasmo do mestre. Ela é guardada na memória do seu publico como uma série de possibilidades que não puderam ser cumpridas… Ou como uma total perda de tempo. Ou como algo “nada inspirador”.
Outro fator que podem contribuir para o termino de um jogo é: falta de tempo, player que decidem parar de jogar, mestres que se mudam, uns arrumar emprego e ficam sem tempo, outros começam a namorar e a mesma não deixa o coitado jogar. No RPG, chegar ao final de uma história é mais complicado por que depende de mais pessoas/fatores para fazer a história acontecer.
Então chegamos a Verdade Suprema que Gaiman tem a nos dizer… Não importa se você é puta fã de D&D e adora todos os Cenários Clássicos, se você não encerrar a história, não importa o quão épica ela foi ou esteve, ela não será a melhor história que você já contou. É isso ai, e não importa se você ou seus jogadores detestam Arkanun/Trevas, se vocês encerraram uma crônica desse ótimo jogo da Daemon é porque essa é uma boa história. Não importa se o jogo tenha 2 ou 50 seções de jogo, só será Bom se chegar ao final e todo mundo poder ter seus sonhos e planos cumpridos.
Bem… eu queria encerrar por aqui, mas o texto ficou muito muito grande então…
“To be Continued…”

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